Cursos a distância:
O que são:
Cursos completos
podem ser conduzidos em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem, organizados
para serem utilizados por grupos de alunos e professores/tutores, simulando uma
sala de aula onde os alunos se encontram em espaços e tempos diferentes,
conforme desejarem.
Concepção pedagógica:
Têm o potencial para
abrigar qualquer tipo de metodologia pedagógica, desde a mais simples, como a
instrucionista (centrada no professor com transmissor do conteúdo que deve ser compreendido
e reproduzido pelos alunos), até as abordagens mais colaborativas e construtivistas,
(valorizam as discussões em grupo e a construção colaborativa do conhecimento),
onde o professor/tutor atua como mediador do processo.
Podem conter todo o
conteúdo multimídia e exercícios, como no modelo anterior. Entretanto, o sucesso
do curso não depende tanto dos recursos quanto da interação e da presença
constante do professor/tutor.
Para que servem:
Desde que bem
planejadas, tanto pedagógica quanto tecnologicamente, podem substituir com vantagens
um curso presencial convencional, especialmente por permitir que o aluno
aprenda em seu próprio ritmo, construindo conhecimentos colaborativamente,
enriquecido ainda pelo acesso aos recursos de pesquisa na Internet.
São especialmente
úteis quando há dificuldade de encontrar tempo e espaço comuns a todos os participantes,
e podem ser eficazes para processos complexos de construção de conhecimento e de
valores éticos e morais.
Precauções :
Embora os cursos a
distância sejam bastante flexíveis e sirvam a diferentes objetivos educacionais,
há que se considerar fatores técnicos, como tipo de equipamento e acesso à Internet.
Outro complicador pode estar no fato de que a EaD no Brasil ainda sofre com preconceitos,
tanto por parte de professores quanto de alunos, que em geral acreditam que
cursos a distância têm qualidade inferior a cursos convencionais. É necessário
conhecer bem o contexto no qual o curso se inserirá.
Avaliação:
Depende da abordagem
pedagógica adotada e dos objetivos traçados no planejamento. Além dos questionários,
pode-se avaliar por meio de tarefas escritas, como dissertações ou portfólio,
ou pelas participações feitas nos fóruns de discussão, por exemplo.
Sugere-se
disponibilizar um questionário de auto-avaliação e/ou avaliação do tutorial,
que sirva de feedback para os desenvolvedores.
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