“Tentei fazer uma faculdade tradicional ao
terminar o ensino médio, mas mudei de cidade e precisei trancar a matrícula.
Agora, retomei a faculdade e optei por um curso a distância porque viajo muito
a trabalho”, diz Joelson Madureira, de 34 anos, gerente de vendas de uma
multinacional de tecnologia. Sua história retrata o perfil da maior parte dos
cerca de 1 milhão de alunos que estudam longe da escola no Brasil.
“A previsão é que o número de alunos em cursos a
distância triplique e atinja 3,1 milhões nos próximos oito anos, segundo as
consultorias Hoper e CM. Essa expansão se dará, principalmente, por conta de um
grupo de cerca de 20 milhões de pessoas, com idade entre 25 e 39 anos que se
formaram no ensino médio, mas não ingressaram na faculdade.
“O que chama atenção nesse segmento é a
velocidade de crescimento. A Unip, do empresário João Carlos Di Gênio, por
exemplo, tem 160 mil alunos em seus cursos presenciais criados na década de
1970. Os cursos a distância, abertos há apenas seis anos, já contam com 54,4
mil matriculados. Há casos como os das faculdades catarinense Uniasselvi e a
Unopar, do Paraná, que têm mais alunos longe da escola do que dentro dela.
“A área de educação a distância tem a seu favor o
potencial de crescimento no país. Ativos nessa área passam por uma
supervalorização. Em dezembro, a mineira Kroton desembolsou R$ 1,3 bilhão pela
Unopar, universidade de Londrina (PR), que atua basicamente com cursos
ministrados por meio do computador. Foi a aquisição de maior valor do mercado
brasileiro de educação.
Mas o segmento de ensino a distância tem um
grande desafio: derrubar a imagem negativa de que seus cursos de graduação têm
uma qualidade inferior em relação aos presenciais. Entidades de classe como a
Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Conselho Federal de Serviço Social
(CFESS) questionam as faculdades a distância e travam, inclusive, discussões no
âmbito jurídico.
“Somos contra a formação inicial em Serviço
Social a distância porque a qualidade é ruim, os polos são inadequados e há
conteúdo pedagógico desatualizado. Além disso, a interação social é fundamental
para quem pretende ser assistente social”, disse Juliana Iglesias Melim,
diretora da Conselho Federal de Serviço Social. No ano passado, a CFESS chegou
a veicular uma campanha intitulada ‘Educação não é fast-food. Diga não à
graduação a distância em Serviço Social’. A Associação Nacional de Tutores de
Ensino a Distância foi à Justiça e conseguiu liminar proibindo a divulgação da campanha.
“Os defensores da educação a distância observam
que as notas no Enade, exame do Ministério da Educação que avalia os cursos de
ensino superior, são boas. Na última avaliação, os cursos a distância de
administração, matemática e pedagogia tiveram um desempenho 2,09 pontos acima
dos cursos presenciais.
“No mercado de trabalho, as empresas, em geral,
ainda não contratam profissionais formados em ensino a distância para cargos de
chefia. Mas já começa haver uma aceitação para funções de apoio, principalmente,
na área de tecnologia. “As empresas de TI [tecnologia da informação] aceitam
bem os cursos a distância para cargos de suporte à gestão. Para funções de
diretoria exige-se uma carreira acadêmica mais longa. Cerca de 60% das pessoas
que atuam na área de tecnologia interrompem a faculdade porque trabalham muito
e não têm tempo para estudar”, diz Lucas Toledo, gerente executivo da empresa
de recrutamento e seleção Michael Page Brasil.
“Essa área é bem nova. Nunca contratei nenhum
aluno formado a distância, mas também nunca houve nenhuma empresa colocando o
curso a distância como um impeditivo para contratação”, disse Bruna Dias,
gerente da consultoria da Cia de Talentos.
Cursos de graduação a distância existem no país
há dez anos, mas é pequena a presença de universidades públicas e faculdades
privadas consideradas de primeira linha nesse segmento.
“Infelizmente, a formação inicial superior
[faculdade] a distância ainda é vista com aquele olharzinho meio torto. Até as
próprias instituições de ensino enxergam o EAD [sigla para ensino a distância]
como se fosse um puxadinho da educação”, diz Stravos Xanthopoylos, professor
responsável pelo FGV Online – braço da renomada Fundação Getúlio Vargas que
oferece cursos para tecnológos (em gestão pública, por exemplo) e pós-graduação
a distância.
O Grupo Ibmec também não tem curso superior a
distância, mas pretende dar os primeiros passos a partir do próximo ano. A
instituição de ensino está investindo R$ 80 milhões, entre 2009 e 2014, para
montar uma plataforma tecnológica capaz de sustentar aulas on-line. A meta no
próximo ano é ter algumas disciplinas online nos cursos presenciais. “A partir
de 2013 não teremos mais um curso 100% presencial no Ibmec”, diz VanDyck
Silveira, presidente do Grupo Ibmec e ex-diretor da Duke Corporate Education,
grupo de ensino londrino focado em educação para executivos, com forte atuação
em ensino a distância.
Na Europa e nos Estados Unidos, a educação a
distância já é bastante difundida, inclusive em cursos de graduação. “Em outros
países, o ensino a distância é muito comum. O Nelson Mandela [ex-presidente da
África do Sul], por exemplo, cursou administração na University of London
enquanto esteve preso”, diz João Vianney, consultor da Hoper.
Segundo a consultoria CM, nos Estados Unidos 29%
dos cursos de graduação são totalmente a distância. “Nos Estados Unidos,
praticamente todos os cursos são híbridos, ou seja, uma parte das aulas é
presencial e a outra é on-line. Além disso, lá um curso a distância não é mais
barato como acontece aqui no Brasil”, diz Oscar Hipólito, diretor pedagógico da
Laureate, grupo americano de ensino que tem 675 mil alunos no mundo.
Ao contrário do que se imagina, os custos do
ensino a distância não são baixos. Essa modalidade pedagógica demanda
investimentos altos em tecnologia. A Anhanguera Educacional, por exemplo,
investiu somente em 2011 cerca de R$ 40 milhões em uma nova plataforma
tecnológica, com 50 canais de satélites, que possibilitam a gravação de 36 mil
horas de aula por mês.
Além da tecnologia, o mercado de EAD exige
investimentos na produção de conteúdo específico, treinamento de professores
para o universo digital, polos para as aulas presenciais e provas, e laboratórios,
entre outros equipamentos.
“Para cada turma de 50 alunos é preciso ter um
tutor. Também montamos uma equipe de plantão com professores disponíveis 24
horas, sete dias por semana porque os alunos normalmente trabalham durante a
semana e tiram as dúvidas à noite ou fim de semana”, diz Marcelo Souza, diretor
de tecnologia da Unip e ex-professor da Unicamp. “Hoje, contamos com quatro
cursos de graduação e pretendemos abrir novos bacharelados e licenciatura,
turismo e comunicação”, disse Elizabete Brihy, diretora da área de ensino a
distância da Unip.
Segundo Carlos Monteiro, da consultoria CM,
faculdades com poucos cursos têm uma rentabilidade maior: “A Unopar, que foi
vendida por R$ 1,3 bilhão, tem apenas 12 cursos e 145 mil alunos. As despesas
fixas com professores e conteúdo pedagógico se diluem na carteira de alunos”.
No Brasil, o valor médio das mensalidades da
graduação a distância é de R$ 220. Nos cursos presenciais, R$ 500. “Para uma
faculdade de ensino a distância, com mensalidade na casa dos R$ 200, ser
rentável é necessário ter pelo menos 5 mil alunos”, diz Ryon Braga, consultor
da Hoper.
Quando se consegue chegar a um volume grande de alunos as margens de
rentabilidade podem ser generosas. Na Unopar, que tem 146 mil alunos, a margem
ebitda (lucro operacional) é de 28%. Na Kroton, que acaba de comprar a Unopar,
essa margem é de 17%.
Um curso presencial pode ter no máximo 80
matriculados, por sala de aula – acima disso o MEC reduz a nota do curso. Em
faculdades com número menor de alunos em cursos a distância, as mensalidades
têm valor superior a R$ 200 (a média do mercado) e a forma de transmissão das
aulas, normalmente, é pela internet e não por sinal de satélites. Na FGV, por
exemplo, a mensalidade de um curso tecnólogo a distância, com duração de dois
anos, é cerca de R$ 600.
Fonte: Beth Koike, Valor Economico
http://www.educacaoadistancia.blog.br/os-desafios-de-ter-o-aluno-a-distancia/
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