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segunda-feira, 23 de abril de 2012

A atuação do Tutor EAD


A educação a distância pode ser entendida como a modalidade educativa que possibilita aos estudantes desenvolver habilidades para que sejam capazes de construir seus próprios conhecimentos, com liberdade de criar novas formas de aprender e entender, apoiados por recursos tecnológicos. No contexto dessa modalidade, compreende-se que estar distante não é estar ausente e em repouso, mas sim estar atento e pronto a interagir com o novo, estabelecendo outras formas de contato e comunicação.

O perfil do estudante em EAD exige dele uma atitude sistemática no ato de aprender e estudar. Ele tem autonomia de decidir seus horários e métodos e esse estudo autônomo parte, muitas vezes, da leitura e do entendimento dos materiais (impressos ou postados na internet) que lhe são ofertados. A partir daí, o estudante inicia seus estudos sobre o que é proposto e produz suas tarefas e atividades de acordo com o tempo previsto.

Ao contrário do que se possa imaginar, o estudante da modalidade a distância não está solitário. Surgem em torno dele atores que o auxiliarão nesse processo, acompanhando e supervisionando suas ações. Nesse grupo, estão os professores especialistas/pesquisadores responsáveis em organizar o material didático básico para a orientação do aluno. Junto a eles está também toda a equipe técnica que o auxilia na produção do material, como revisores de texto, técnicos em informática, designers gráficos e também a equipe de coordenação e orientação pedagógica do curso.

Alguns autores afirmam que o ato de aprender de um aluno na modalidade a distância nem sempre é autodirigido, livre de interferências. Nesse sentido, um estudante adulto pode muito bem dar conta de suas responsabilidades profissionais e pessoais, mas quando está na posição de estudante isso nem sempre vem de forma natural. Seu interesse em estudar e conhecer deve vir de um anseio próprio ou de uma necessidade profissional, mas sua maturidade de vida não dispensa a presença de alguém que o estimule a prosseguir e oriente melhores caminhos para se apreender determinados conhecimentos. 

Acompanhar o percurso do estudante significa: saber como ele estuda, que dificuldades apresenta, quando busca orientação, se há relacionamentos com os colegas para estudar, se consulta bibliografias de apoio, se realiza as tarefas e exercícios propostos e se é capaz de relacionar teoria e prática (NEDER, 2000).

Segundo o contexto da EAD, o estudante, na maioria das vezes, não estabelece contatos físicos com o professor especialista. Assim, faz-se necessário a presença de um orientador, alguém habilitado em observar e ajudar na condução da trajetória de conhecimento desse aluno. Cria-se, portanto, um novo conceito, um novo profissional e, consequentemente, um novo papel no ato de educar: o tutor.

Esse novo educador é um facilitador da aprendizagem e tem como uma de suas principais funções possibilitar a mediação entre o professor especialista, o estudante, o material didático do curso e as atividades práticas.

A tutoria pode ser entendida como uma ação orientadora global chave para articular
a instrução e o ato educativo. O sistema tutorial compreende, dessa forma, um
conjunto de ações educativas que contribuem para desenvolver e potencializar as
capacidades básicas dos alunos, orientando-os a obterem crescimento intelectual e
autonomia e para ajudá-los a tomar decisões em vista de seus desempenhos e suas
circunstâncias de participação como aluno (SOUZA, et al, 2007, p. 2).

O trabalho de tutoria é assessorado pelos professores especialistas e coordenadores do curso quanto aos estudos e discussões dos conteúdos abordados nos materiais didáticos.
Assim, o tutor, segundo Peters (2001), é uma peça indispensável no processo de orientação dos alunos de um curso a distância. É ele quem, aos poucos, deve fazer com que os alunos percebam o quanto o trabalho colaborativo pode ajudar o processo de ensino e aprendizagem.

Fonte: http://pead.ucpel.tche.br/revistas/index.php/colabora/article/viewFile/128/112


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