
A chamada
Web 1.0 não era focada nas pessoas, e sim na possibilidade de transformar um
texto escrito em papel numa página online. Atualmente, internautas e empresas
se deparam com um caminho muito mais amplo do que o acesso ao conteúdo.
A Web 2.0
continua sendo uma plataforma para textos, vídeos e informações, mas possui
como principal regra desenvolver aplicativos que se aproveitam da “inteligência
coletiva” para uma nova Era, a Era da Colaboração.
Para
muitos, Colaboração significa reunir diversos indivíduos de diferentes culturas
e habilidades para “experimentar” juntos, como um time. Porém, as
empresas precisam encarar este conceito como uma oportunidade de agilizar e
estimular a criatividade de sua equipe de maneira original e eficiente.
“A Era da
Colaboração é um termo que tem sido usado para descrever a situação atual, onde
o avanço tecnológico permite que conexões com pessoas sejam feitas de forma
muito mais fácil. Com isso, podemos ter acesso a uma massa de pessoas que
permite explorar diversas situações que seriam impossíveis há alguns anos”, diz
Fabiane Bizinella Nardon, Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS, Doutora
em Engenharia Elétrica pela USP e CTO (Chief Technical Officer) da ToolsCloud.
Na Era da
Colaboração, é possível compartilhar nossas informações e experiências e
trabalhar para criar algo, que, no final, se torna muito mais amplo e forte do
que uma pessoa sozinha poderia criar. A atual realidade virtual nos dá a
ocasião de trabalhar com pessoas próximas ou vizinhas e com profissionais de
todas as partes do mundo. Isso gera uma oportunidade intensa para a criatividade,
pois a rede proporciona que as pessoas se conectem e cheguem ao foco principal
da atual “web” de criar, compartilhar e inovar em conjunto.
Nas
organizações, a Era da Colaboração pode oferecer uma melhoria significativa nos
processos de produção, onde muitas pessoas colaboram ao mesmo tempo para a
criação de um produto ou resultado de seu conhecimento. Por outro lado,
as empresas também podem buscar clientes, fãs e seguidores para envolvê-los e
darem feedback sobre seus novos produtos e ações.
Por meio
da educação, acesso à mídia e informação e das relações intersubjetivas (entre
grupos ou indivíduos), a Era da Colaboração transforma e define seus próprios
mecanismos e regras, mudando também o perfil do profissional.
Para a
especialista, é fundamental que o profissional esteja preparado para trabalhar
com pessoas de diferentes culturas. “Especialmente na área de tecnologia, é
cada vez mais comum que parte do seu trabalho seja feito em colaboração com
pessoas de outras partes do mundo e que não necessariamente trabalham para a
mesma empresa que você. Veja quanta informação é obtida em fóruns de discussão,
por exemplo. Outras habilidades importantes para um profissional na Era da
Colaboração: aprender a trabalhar remotamente (tele-trabalho), saber como usar
adequadamente as redes sociais, participar de comunidades virtuais”, completa
Fabiane.
As
empresas têm utilizado as novas tecnologias (redes sociais, ferramentas de TI
etc) para criarem negócios. Para Fabiane, é preciso que as organizações pensem
que estas tecnologias podem tanto alavancar o negócio quanto destruí-lo, se não
forem usadas adequadamente. A especialista lembra que a experiência do usuário
é fundamental neste tipo de negócio para evitar uma crítica ruim nas redes
sociais, por exemplo.
Apesar da
Web 2.0 prezar a inteligência coletiva, as empresas ainda precisam valorizar o
conhecimento do indivíduo para fazer o uso adequado de sua especialidade. Pode
parecer que não há espaço para os especialistas em um contexto onde todos
criam, discutem e “recriam” coletivamente, porém, em alguns casos específicos,
a sabedoria coletiva não é a melhor resposta.
Pensar
sobre Web 2.0, ou, Era da Colaboração, não é somente colocar informação em
alguma determinada plataforma. É necessário participar. As organizações podem
aproveitar para administrar todos os seus processos de maneira colaborativa,
que pode ser feito por vários serviços em Cloud gratuitos. De maneira remota,
todos os colaboradores conseguem acessar, editar e acompanhar a participação de
cada um.
Neste
caso, empresas de TI podem acompanhar esta demanda ou realidade usando
estratégias que focam no feedback rápido dos usuários. “Isso implica em liberar
versões iniciais de software, mesmo que inacabadas, para testar a aceitação do
público”, lembra Fabiane.
“É melhor
você descobrir que o seu produto não terá o mercado que você espera antes de
ter gasto muito dinheiro para finalizá-lo. Assim, você pode reposicioná-lo ou
mesmo desistir do investimento. Testar as suas hipóteses é fundamental. Para
isso, usar infraestrutura como serviço é uma boa alternativa. Ela permite ter
um serviço no ar rapidamente sem grandes investimentos. Neste sentido, Cloud
Computing é algo que as empresas precisam considerar seriamente”, completa.
Compartilhar
informações ou novas descobertas é um benefício que ajuda as pessoas a agirem
mais rápido e acarreta novas idéias daquilo que já foi aprendido. A Era da
Colaboração permite que este benefício seja aplicado de maneira organizacional,
abrindo inúmeras portas para a criação de produtos, novas parcerias e
colaboradores remotos, assim como o avanço da organização nos negócios e no
relacionamento entre suas equipes e clientes.
Fonte: Matéria
para o site da Added, publicada em 20/7/2011.
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