Marketing em Mídias Sociais:
Investimento que dá
saborosos resultados para empresas de todos os segmentos.
Por Géssica Hellmann
Hoje, vamos comentar os principais achados da
pesquisa "Relatório 2012 da Indústria do Marketing nas Mídias Sociais:
como os profissionais de marketing estão usando as mídias sociais para o
crescimento de seus negócios" (em inglês), conduzido por Michael A.
Stelzner, CEO e fundador do Social Media Examiner.
Importância da Mídia Social
Nada menos que 83% dos profissionais de marketing
entrevistados consideram que o marketing em mídias sociais é importante para
seus negócios, sendo que os empreendedores individuais têm maior probabilidade
de concordar fortemente com essa afirmação do que os demais. É fácil entender
porque os empreendedores individuais e pequenas empresas concedem tanta
importância às mídias sociais, já que operam com recursos limitados para
investimento em mídia.
Tempo investido
Um total de 58,8% dos profissionais de marketing
investe mais de 6 horas semanais em atividades de mídia social, sendo que 14,4%
investem mais de 20 horas semanais. Os profissionais mais experientes tendem a
investir mais horas do que os menos experientes mas, como a experiência traz
maior eficiência, a pesquisa observa que os profissionais mais experientes
estão investindo menos tempo em 2012 do que em 2011
O fator idade
Quanto mais jovem é o profissional, maior o tempo
semanal investido nas mídias sociais, com 43% dos profissionais entre 20 e 29
anos gastando 11 horas semanais ou mais nessas atividades.
Principais benefícios das mídias sociais
O principal benefício citado pelos profissionais de
marketing foi aumento da exposição da marca (85%). Em seguida, cita-se o
aumento na visitação do site da empresa (69%), a melhor compreensão do ambiente
de mercado (65%), a geração de leads, isto é, contatos comerciais com potencial
de resultar em vendas (58%) e o desenvolvimento de lealdade à marca por parte
dos fãs (58%).
Aumento nas vendas
O marketing em mídias sociais é um investimento intensivo em relacionamentos de longo prazo que resulta em aumento nas vendas. Um total de 58% dos profissionais com mais de 3 anos de experiência em mídias sociais relata aumento nas vendas em decorrência de suas ações nas mídias sociais, sendo que mais de 65% dos profissionais que investem mais de 30 horas semanais declaram obter geração rotineira de novos negócios através das mídias sociais.
Aumento na exposição da marca
Mesmo com um mínimo investimento em tempo semanal,
85% dos profissionais declaram obter aumento na exposição de seus negócios
usando as mídias sociais, sendo que esse número sobe para 95% entre aqueles que
estão ativos nas mídias sociais há 3 anos ou mais.
Parcerias de negócios
Os profissionais que investem mais tempo e que têm
maior experiência nas mídias sociais são os que declaram conseguir o maior
número de parcerias de negócios. Os números variam entre 44% para os que estão
há pelo menos 6 meses em atividade nas mídias sociais até 72% entre os que
estão há 3 anos ou mais. Esses números demonstram que o imenso potencial das
redes sociais para a troca de ideias e informações entre profissionais
transforma-as em um manancial de parcerias de negócios.
Geração de leads
Mesmo entre os profissionais que investem apenas 6
horas semanais, 61% veem nas mídias sociais um meio para geração de leads. O
percentual sobe para 65% entre as empresas de pequeno porte e para 78% entre os
profissionais com 3 anos ou mais de experiência.
Redução nos custos de marketing
O maior custo do marketing em mídias sociais é o tempo investido para obter sucesso. Metade dos profissionais que investem pelo menos 11 horas semanais relatam o benefício da redução nos custos de marketing. Esse efeito é mais sensível em empresas de individuais (57%) e de pequeno porte do que nas empresas de porte médio a grande.
Aumento no número de visitas ao site da empresa
Dos profissionais que investem 6 ou mais horas
semanais, 74% observam aumentos no número de visitas ao site da empresa. Entre
os que têm 3 anos ou mais de experiência, o número sobe para 84%, sendo esse um
benefício mais fortemente observável entre as empresas de grande porte (75%) do
que entre os pequenos negócios (68%).
Inteligência de mercado
Somam 70% os profissionais com mais de 1 ano de
experiência que usam as mídias sociais para obter uma melhor compreensão do
ambiente de mercado, sendo que esse objetivo é mais fortemente perseguido por
empresas que atuam no mercado de vendas corporativas (B2B), somando 68%, do que
no mercado de vendas ao consumidor (B2C), onde a soma é 59%.
Construção de lealdade entre os fãs
A conquista de uma base de fãs leais é um benefício
relatado mais freqüentemente entre as empresas que atuam no mercado consumidor
– B2C (63%) do que no mercado corporativo – B2B (54%). A relação com o tempo investido
é direta: este benefício foi relatado por 60% dos que investem 6 ou mais horas
semanais contra 46% dos que investem 5 horas ou menos.
Conclusão
O marketing em mídias sociais é uma ferramenta de
eficácia reconhecida pelos profissionais de marketing, tanto no mercado
corporativo (B2B) quanto mercado consumidor (B2C). A obtenção de resultados,
porém, requer o investimento disciplinado de um bom número de horas semanais ao
longo de meses ou anos. Para quem deseja obter resultados com maior rapidez, a solução,
inevitavelmente, é terceirizar as ações em mídias sociais, contratando uma
empresa com profissionais experientes e dedicação em tempo integral.
Contribuição: Prof. Esp. Érick do Valle – Tutor de Governança de TI.
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